INFORMATIVOS
GUIA DE TRIMAGEM

Artigos


Guia de Trimagem Avançado
(/imacbrasil.com.br/index.php/component/content/article/92-
imac/130-trimagem-aeromodelo)


Por que trimar seu aeromodelo?

Uma trimagem bem sucedida em seu aeromodelo de “acrobacia” faz com que você reduza sua carga de trabalho durante as manobras, sendo
possível realizar as manobras com mais perfeição.
Um bom rádio é de grande importância para os ajustes. Um modelo mais sofisticado já vem com ajustes pré-programados, facilitando o uso,
recursos independentes e maior número de canais. Todos esses recursos ajudam para um ajuste mais fino e prático do modelo.
Sendo assim, use o máximo de recursos possíveis do seu radio para uma menor carga de trabalho durante o seu vôo!
A mudança no tipo, tamanho e passo de hélice, Centro de Gravidade, resulta a um novo ajuste de trimagem do avião!!!


Ajuste do Controle e Servos
Um avião configurado apenas para voos de precisão-IMAC e bem diferente de um avião utilizado para voos 3D.
Um avião para IMAC se utiliza braços menores, geralmente de 1” a 1.25“ para aileron, 1” para o profundor e 1.5” para o leme, o Travel
Adjust/End Point deve-se utilizar no mínimo os valores 100% ou mais, sendo assim, você irá utilizar mais o curso do servo ganhando maior
resolução, isso faz com que você tenha a sensação de ter maior controle principalmente em pequenas correções.
É recomendado que seja feito todos os ajustes mecanicamente, tentando utilizar o mínimo possível dos recursos do rádio, como por exemplo o
subtrim(sempre deixar em ZERO).
Certifique-se que todos os comandos estão exatamente com a mesma deflexão. Utilize um medidor parar um ajuste mais fino. Ex.: Hangar9
AnglePro 4-in-1 Digital Throw/Incidence Meter.


Guia de Trimagem
Para começar o guia de trimagem procure sempre voar em dias calmos e sem vento para facilitar a visualização do modelo em vôo.
OBS: Toda trimagem deverá feita para uma VELOCIDADE, voe em uma velocidade mais comum para o seu estilo de vôo, e realize o Guia de
Trimagem.
Alterando a velocidade do avião, voando mais lento ou mais rápido, irá sentir diferença de trimagem em todas as situações!


Centro de Gravidade CG
Um correto ajuste do Centro de Gravidade (CG) é muito importante para uma boa estabilidade em vôo.
Antes de iniciar o ajuste do CG em vôo, deve-se fazer um ajuste no chão, para que não haja surpresas em vôo.
Verifique o manual do avião, e veja o CG recomendado pelo fabricante.
Para um ajuste inicial do CG no chão, caso não possua manual do avião, faça o seguinte método: divida a corda da asa em 3 partes iguais, e o
CG deve ser balanceado no primeiro terço da asa.
Apenas para um vôo estável, a localização no CG inicial também serve para asas enflechadas que e o caso dos acrobáticos,
O CG é um ajuste pessoal, cada piloto tem uma preferência, a mudança no CG você deverá iniciar novamente todos os ajustes de
trimagem e mixagens.


Como verificar em vôo o CG ideal:

1. Voe com o avião reto e nivelado “contra o vento”, potência total do motor, e ajuste o avião para que ele voe contra o vento reto/nivelado
sem o auxilio de correções (ajuste o trim se necessário).
2. “Través com o vento”, coloque o avião em um vôo de dorso, 45° ascendente. Após isso, solte os comandos do avião e veja o que acontece.
- Se o avião manter a linha de 45° ou começar a subir de dorso ele estará com “peso de cauda”
- Se o avião começar de descer o nariz estará com “peso de bico”
* O CG ideal é quando o avião começar a descer o nariz de 2 a 3 segundos após soltar os comandos em vôo de dorso.
A partir desse conceito vá ajustando o CG conforme seu gosto de vôo e suas intenções de manobras, modificando a posição dos equipamentos
internos.


Balanceamento lateral
Coloque o avião em uma altura um pouco alta, voe contra o vento, reduza o motor para marcha lenta e inicie uma descida vertical.
Puxe o profundor para uma recuperação mais apertada(cuidado para não puxar demais e estolar o avião ou forçar a estrutura), e verifique se ele
recuperou e manteve as asas niveladas.
A asa que cair é a asa mais pesada, adicione peso na asa oposta até que o avião recupere com as asas totalmente niveladas.
Tenha certeza que estará puxando somente o profundor!!!


Ângulo do Motor
O ajuste do ângulo do motor é de extrema importância para que o avião não saia de sua trajetória no meio de alguma manobra e tenha maior
definição entre vôos horizontais e verticais.
Inicie a vertical com total potência e verifique o ângulo do motor em uma vertical não mais que 300m de comprimento.
1.Centro de Gravidade
http://douglasramiro.com.br/imacbrasil.com.br/index.php/component/content/article/92-imac/130-trimagem-aeromodelo 06/07/16 20:11
Página 3 de 10
Porque? Após 300m o avião começa a perder velocidade, e normalmente ele vai sair da trajetória por vários fatores(torque, ângulo do motor,
CG, baixo descolamento de ar nas superfícies de comando, etc).
Existem duas maneiras de ajuste de ângulo de motor: Ajuste Lateral e Ajuste Vertical.


Ajuste Lateral
Normalmente Aviões à Gasolina têm sua instalação do motor de 2° a 3,5° para “Direita”, para compensar o efeito do torque do motor.
Para motores Glow essa inclinação à direita geralmente é de 2° a 2,5°.

OBS: Alterando principalmente o “passo” da hélice, será necessário um novo ajuste!!!


O Ajuste em vôo:
1. “Contra o Vento”, puxe o avião para uma vertical de 90°, solte os comandos e veja sua reação:
- O avião começa a sair da trajetória para direita: neste caso diminua o ângulo do motor.
- O avião começa a sair da trajetória para esquerda: Aumente o ângulo do motor para direita.
Obs: faça o teste com grande velocidade, uma subida vertical com baixa velocidade o avião vai torcer normalmente por vários efeitos
aerodinâmico.
* Caso o ângulo para direita fique exagerado, poderá influenciar na rolagem, dificultando o ajuste de Aileron Diferencial, nesses casos. podese
usar uma Mixagem(Motor-Leme), aplicando leme para direita compensando a trajetória vertical.


Ajuste Vertical (Método 1)


O Ajuste Vertical irá auxiliar a pilotagem quando forem feitas manobras que exijam uma definição de linha vertical ascendente.


O Ajuste em vôo:
1. “Través com o Vento”, Coloque o avião em uma vertical 90° ascendente, solte os comandos e veja sua reação:
- O avião começa a sair para o canopy: coloque o ângulo do motor um pouco para baixo, ou recue o CG, pode estar com muito peso de bico!
- O avião começa a sair para a barriga: coloque o ângulo do motor um pouco para cima, ou avance o CG, pode estar com muito peso de cauda!
* Ajuste o ângulo vertical do motor até que ele mantenha a ascendente sem apresentar nenhuma tendência.


Ajuste Vertical (Método 2)


Em caso do Método 1 o motor fique muito angulado pode atrapalhar no ajuste de Aileron Diferencial, instabilidade durante as descidas, raios
de Looping e etc.
Voe través com o vento, potência máxima, vôo reto/nivelado reação do avião.
- Depois,acelerenovamentep/máximapotência.
 ao desacelerar o avião, ele deve começar a cair no nariz bem lentamente, e apos acelerar ele deve voltar ao voo reto nivelado.
1. Ao desacelerar o avião sobe : ângulo muito para baixo
2. Ao desacelerar o avião desce muito rápido: ângulo muito para cima

OBS: é normal após este ajuste, o avião ter tendência de sair para o canopy nas verticais 90° subindo, reduza o peso de bico!!!
Geralmente no máximo 1.5° para baixo no ângulo do motor.


Alinhamento do profundor
O alinhamento do profundor é muito importante para facilitar manobras usadas, principalmente, com o uso do profundor, como: Loopings,
Oito Cubano, Split S, etc.
É normal o avião torcer no inicio de uma manobra como um Looping positivo, por um fator chamado P-Factor(o lado direto do disco da
hélice, da mais tração que o lado esquerdo).
Este ajuste será mais fácil de ser executado em aviões que possuem profundores em canais separados. Ex.: profundor esquerdo no canal 2 e
profundor direito no canal 8 para rádios Futaba. Para rádios JR usa-se o canal ELEV e Auxiliar 1, 2 ou 3, os Radios mais modernos pode-se
escolher em qual canal será a superfície de comando não obedecendo uma regra.
Antes de iniciar o alinhamento verifique se os dois lados estão com a mesma deflexão, cabrando(subindo) e picando(descendo).
Utilize um medidor para o ajuste inicial da superfície: Ex.: Hangar9 AnglePro 4- in-1 Digital Throw/Incidence Meter.

OBS.: A maioria dos rádios de 7CH ou mais, tem uma configuração própria para utilizar o profundor em canais separados, leia o manual do
seu radio!!!

A maneira correta para verificar o alinhamento em vôo é a seguinte:
1. Faça vários loopings positivo em seqüência (cabrando) e veja a reação: - O Avião sai da trajetória para Esquerda: Aumentar profundor da
Direita - O Avião sai da trajetória para Direita: Aumentar profundor da Esquerda 2. Faça o mesmo teste com Loopings negativos (picando).
Este ajuste varia de modelo para modelo e pelo CG!!!

Aileron Diferencial
O Aileron Diferencial é um ajuste importante para manobras que necessitam mais recurso dos Ailerons. Ele é usado para que o avião faça um
roll (tunneaux) perfeitamente no seu eixo longitudinal, devido ao maior arrasto provocado pelo aileron que desce(variado pelo CG), esse giro
normalmente não será no eixo, lembrando um Roll Barril.
Para poder usar este recurso, os ailerons devem ser instalados em canais diferentes, e usar a programação de seu radio já pré-determinada, ou
criar alguma mixagem.
Certifique-se que ambos os lados estão defletindo exatamente a mesma quantidade de comando. Utilize um medidor para um ajuste mais fino:
Ex.: Hangar9 AnglePro 4-in-1 Digital Throw/Incidence Meter.

OBS: Após várias pesquisas foi notado que a melhor maneira para se ajustar o Aileron Diferencial são nas verticais (90o), é a situação onde
se exige mais dessa correção.


Como ajustar o Aileron Diferencial:
1. “Alinhado com o Vento”, voe com o avião em sua direção, um pouco antes, puxe uma vertical de 90° ascendente bem a sua frente
(visualizando a barriga), para poder ter uma melhor visualização da reação do avião.
2. Na linha de 90° ascendente faça 1⁄2 roll para esquerda.
- O avião em roll sai da trajetória para a direita:
Precisa de mais comando para cima do que para baixo.
- O avião em roll sai da trajetória para a esquerda: Precisa de mais comando para baixo do que para cima
Realize o mesmo teste girado para Direita, é normal que os valores do ajuste sejam diferentes girando para Esquerda e para Direita, angulo de
motor, torque, fazem com que esse valor seja diferente.
 Geralmente o ajuste de diferencial é em torno de 1° a 3° de diferença do aileron que sobe para o aileron que desce.


Mixagens
Hoje em dia as mixagens também são usadas para diminuir a carga de trabalho durante uma manobra, sendo mais favoráveis em vôos de
precisão do que em 3D.
OBS: Caso utilize rádios mais simples, sempre verifique se já não existe mixagens pré-programadas para que não falte recurso de mixagem.


Motor e Leme/Throttle to Rudder mixing(THRO - RUD)
Devido ao alto ângulo para direita para compensação do torque do motor, esse ajuste se torna prejudicial em voos de baixa velocidade.
Sendo assim, alguns aviões necessitam dessa mixagem.
Coloque o avião contra o vento, voe alto, reduza o motor para marcha lenta e coloque em uma descida de 90° bem em cima de você, para que
tenha uma visão melhor da atitude do avião.
Verifique se a fuselagem esta totalmente alinhada com a trajetória, geralmente ele estará um pouco derivado para Direita.
Crie a mixagem à partir de 50% de aceleração, com o acelerador em marcha lenta, utilize valor inicial de 2% de leme para Esquerda.
Faça esse ajuste até o avião fazer uma descendente totalmente alinhada.

OBS: Outra maneira p/ se observar essa tendência e fazer bem a sua frente um Oito Cubano invertido: sobe 45, meio Roll, Puxa para o Arco
Descendente, reduza o motor em Marcha Lente e verifique o alinhamento da Fuselagem.


Motor e Aileron/Throttle to Aileron mixing(THRO – AIL)
Esta mixagem é feita usando o Motor como canal “Master” e o Aileron como canal “Slave (escravo)”em posição de marcha lenta.
Devido ao torque do motor em vôo, é feita a trimagem para compensar esse efeito. É necessário esta mixagem para que o avião não altere sua
trimagem lateral(Aileron) em qualquer aceleração.
O Ajuste é feito “contra o vento” acelerando o avião a potência máxima, ajustando a trimagem do aileron, e sem seguida coloque o motor em
condição de marcha lenta, e verifique sua reação:
- Cai a asa esquerda do avião: em posição de marcha lenta faça a mixagem colocando um pouco de aileron para direita.
- Cai a asa direita do avião: em posição de marcha lenta faça a mixagem colocando um pouco de aileron para esquerda.
- O avião não apresenta alteração na trimagem: não utilize essa mixagem.
* Ajuste os valores da mixagem até que o avião não altere sua trimagem lateral em qualquer condição de aceleração.


Motor e Profundor/Throttle to Elevator mixing(THRO – ELE)
Esta mixagem é feita utilizando o canal do motor como “Máster”, e o canal do Profundor como “Slave(escravo)” em posição de marcha
lenta(ativando no ultimo clique do motor para Marcha Lenta).
Em vôo, devido ao ajuste da trimagem do profundor reto/nivelado em aviões de acrobacias avançadas que utilizam o perfil de asa do tipo
“simétrico”, é necessário o uso dessa mixagem para que não haja alteração na trajetória de uma descendente vertical de 90° com motor em
marcha lenta.
Após feia a trimagem reto/nivelado o avião de acrobacia fica ligeiramente cabrado para manter o vôo nivelado, e em condições de
descendentes 90° é normal que o avião saia da sua trajetória devido estar um pouco “cabrado” .
- Coloque o avião “Través com o vento”, em uma descida de 90°, motor em marcha lenta, solte os comandos e veja a reação:
- O avião apresenta a tendência de cabrar: em posição de marcha lenta, faça a mixagem para que o profundor fique ligeiramente “picado”. Esta
mixagem varia de 1% a 2%.
* Ajuste os valores da mixagem para que o avião mantenha a vertical descendente 90° sem apresentar nenhuma tendência de saída de sua
trajetória.


Vôo de Faca/Knife Edge
Normalmente, o vôo de faca é muito utilizado em aviões acrobáticos, e a maioria das manobras passam por condição de vôo de faca.
Por incrível que pareça, esta mixagem não é utilizada para vôo de faca propriamente dito, e sim para uma redução na carga de trabalho em
manobras que usam em conjunto as três superfícies primarias (profundor, leme, aileron). Um exemplo de manobras que reduzem sua
dificuldade utilizando esta mixagem é o próprio roll, rolling turn, etc. Aplicando o leme ela faz com que o avião não apresente tendência de
acelerar ou diminuir a velocidade do roll, mantendo assim, um roll mais constante, não sendo necessário a compensação dos ailerons para
manter o roll constante.
Rádios mais sofisticados já vem com essa mixagem pré-programada!!!


O ajuste em vôo será feito na posição de vôo de faca!
É necessário que seja feita duas mixagens para vôo de faca:


Leme e Aileron/Rudder to Aileron mixing(RUD – AIL)
O leme é utilizado como canal primário “Máster” e o aileron como canal secundário “Slave(escravo)”. Normalmente em aviões a gasolina
eles apresentam uma tendência de rolar para o mesmo lado onde é aplicado o leme.
1. Coloque o avião em posição de faca “contra o vento”, aplique o leme para manter o vôo de faca, solte o comando de aileron e veja a reação:
- O avião rola para o mesmo lado de que é aplicado o leme: faça a mixagem colocando um pouco de aileron para o lado contrário.
- O avião rola para o lado contrário de que é aplicado o leme: faça a mixagem colocando um pouco de aileron para o mesmo lado em que é
aplicado o leme.
* Ajuste a quantidade de Aileron até que o avião não apresente tendência de rolar durante a faca.


Leme e Profundor/Rudder to Elevator mixing(RUD – ELE)

O leme é utilizado como canal primário “Máster” e o profundor como canal secundário “Slave(escravo)”.
A maioria dos aviões à gasolina apresenta uma tendência em sair para a barriga quando em situação de vôo de faca, sendo então necessário a
mixagem, cabrando o profundor quando é atuado o leme.
1. Coloque o avião em posição de faca “Contra o vento”, aplique o leme para manter o vôo de faca, solte o comando do profundor e veja a
reação:
- O avião sai para a barriga: faça a mixagem cabrando o profundor quando for atuado o leme.
- O avião sai para o canopy: faça a mixagem picando o profudnor quando for atuado o leme.
* Ajuste a quantidade de profundor para que o avião mantenha a trajetória em vôo de faca sem apresentar tendências.
Obs: Alguns rádios possuem mixagens que podem fazer curvas exponenciais, podendo ser ajustado valores de mixagens diferentes para cada
quantidade de comando. Este recurso é de extrema importância para a mixagem de vôo de faca, sendo
assim, podendo ajustar suas tendências para cada quantidade de leme utilizada.
Com este recurso o avião não terá tendência e quantidade de comando em qualquer situação.
Existem particularidades de modelo ou preferencia do piloto, que é mais favorável uma mixagem Linear.


CONCLUSÃO
Uma trimagem bem sucedida em seu aeromodelo irá proporcionar um conforto maior em seu vôo.
Procure sempre trimar seu aeromodelo em dias calmos, “seja paciente”, alguns ajustes só será bem visualizado após uma experiência um
pouco mais avançada em seu aeromodelo.
Geralmente esse guia será bem sucedido após 15 a 25 vôos, onde você já estará mais familiarizado com as reações do modelo.
E normal após varias sequencias de IMAC já realizadas, você começar a encontrar que é necessário novos ajustes de trimagem, seu olho
critico e seu nível técnico está melhorando!!!
Voe constantemente, antes de um bom equipamento, o mais importante é sua habilidade, seu conhecimento técnico.
Só conseguimos bons resultados com treino, disciplina e dedicação.


Bons Vôos!!!!!
Luís Tiago Racanicchi

NOSSOS PATROCINADORES
NOSSOS
PATROCINADORES
INÍCIO
  |  
INFORMATIVOS
  |  
CONTATO
"Lembre-se de que cada dia que você deixa de treinar, ou de se dedicar ao treinamento significa um dia mais distante da realização de seus sonhos."
ATENDIMENTO
Rua Senador Vergueiro, nº 732
sala 16 - 1º andar - Edifício Senador
Centro
Limeira / SP
diradm@cobra.org.br