Cobra - Confederação Brasileira de Aeromodelismo
  CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AEROMODELISMO
Facebook   Youtube
 › 
Quem Somos
QUEM SOMOS

Por Anderson Neves*

Atualmente, em Uberlândia, o aeromodelismo tem se desenvolvido com fôlego e adquire cada vez mais novos contornos. O AAERU (Grupo de Aeromodelistas de Uberlândia) tem promovido interação interpessoal que tem na prática do aeromodelismo um ponto comum que une as pessoas em torno de uma mesma paixão. Paulinho (Batuki) afirma que “todo apoio e incentivo dado para o desenvolvimento do esporte, na cidade, se fazem justos”, sendo ele, também, um apaixonado pelo esporte.

O controle necessário para alçar vôo com um aeromodelo obriga o praticante a desenvolver sua cognição e coordenação motora ordenadamente. Flávio Gebrim, se valendo do referido apoio, compara o vôo de um aeromodelo com a execução da partitura de uma bela música, na qual harmonia, melodia e ritmo funcionam em conjunto para conseguir um resultado aprazível, assim, os comandos do controle de um aeromodelo devem estar todos harmonicamente funcionando para um belo vôo, como uma verdadeira arte.

É interessante ver que, mesmo com diversos anos de história e quilômetros que separam a proposta de Alphonse Penaud na França e a AAERU em Uberlândia, o desejo de voar, com os pés no chão, em ambos os casos pode significar superação, determinação e disciplina para os apaixonados praticantes.

*Mestrando em História pela Universidade Federal de Uberlândia e integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (Nehac) junglenalt@hotmail.com

 

Poucos sabem, mas Uberlândia já foi sede de duas edições do Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo nas décadas de 1970 e 1980. Hoje, a cidade ainda continua sendo referência para a prática desse hobby, ao ter uma das melhores pistas do Brasil, segundos alguns praticantes do esporte. E o resultado de tanta paixão é a Associação de Aeromodelistas que conta com 90 integrantes.

A pista de Uberlândia fica no Clube Caça e Pesca Itororó e segue as regras necessárias. Além disso, é uma das poucas pistas no país que tem dois eixos de operação, onde o avião pousa e decola.

Os praticantes do esporte fazem os pequenos aviões se tornarem grandes no céu. Mas é preciso segurança, tão importante quanto dos verdadeiros boeings. É necessário um local adequado e licença para pilotar. Padrões que garantem a segurança dos pilotos e dos expectadores.

Hoje a AAERU- Associação dos Aeromodelistas de Uberlândia, conta com mais de 50 associados, sendo considerado o segundo clube de aeromodelismo de Minas Gerais, e todo final de semana seus associados se juntam para a pratica do esporte/hobby no Clube de Caça e Pesca de Uberlândia, local que possui infraestrutura excelente para a pratica do aeromodelismo, com pista principal de 180 metros, é considerada uma das melhores pistas de Minas Gerais.

CALENDÁRIO COMPETIÇÕES
02
sáb
/09
FESNAERU 2017
AAERU-MG - ASSOCIAÇÃO DOS AEROMODELISTAS DE UBERLANDIA - DESATIVADO

DIRETORIA
JOSE CARLOS DE OLIVEIRA CAMPOS
Presidente
(34) 99205-2120
MARIO SERGIO SAMORA
Vice Presidente
(34) 98861-3706
Site da sede:
www.aaeru.com.br
INFORMAÇÕES DA PISTA
Endereço
RUA LIDORMIRA BORGES DO NASCIMENTO S/N - ZONA RURAL
UBERLANDIA/MG - CEP: 38411411
Telefone: (34) 99205-2120 - (34) 98861-3706
Latitude / Longitude da pista
18.9790 / 48.2956
   RUA LIDORMIRA BORGES DO NASCIMENTO S/N - ZONA RURAL, UBERLANDIA - MG   |   (34) 99205-2120 - (34) 99205-2120