FAI   DECEA  ANAC
Acesse sua conta
ou cadastre-se
 › 
 › 
CLÁUDIO DE ZUTTER
Histórias de Aeromodelistas › CLÁUDIO DE ZUTTER

Ao Presidente da Confederação Brasileira de Aeromodelismo, Sr. Rogério Luis Lorizola. A seu convite por ocasião do 30 Fesbraer, na noite do jantar, onde alguns fundadores presentes foram premiados com uma lembrança que para mim foi de grande valia, pela diretoria. Conforme sua solicitação, segue minha História de meu inicio no Aeromodelismo.

Desde jovem, sou apaixonado por aviões, tanto que me pai, isso após os 17 anos, se prontificou a custear um curso de piloto privado no Aeroclube de Blumenau, por volta de 1948. Porém Aconteceu um imprevisto, minha namorada na época,disse NÂO, ou o avião ou eu, escolha ! Ai a coisa ficou complicada. Ela era um tanto medrosa temendo por um possível acidente no primeiro voo. Apesar de ser um aficionado por aeronaves, todavia era muito maior o amor para com minha esposa. Desisti de ser piloto no ar para ser piloto com os pés no chão na pratica do aeromodelismo. Casamos 25/11/1950, e esta feliz união durou quase 60 anos quando Deus a levou para junto de si. Após 16 anos de casado, entrei firme no aeromodelismo, em Março de 1966.

O primeiro, avião um Instrutor, VCC, da Casa Aérobras do saldoso Shoji Euno. A Casa Aérobras foi um grande fornecedor de aviões e principalmente hélices, pois em meu inicio no hobby a quantidade de quebras era grande, pois o piloto era manicaca. Fazia parte desta história meu cunhado e mais um primo. Nestes quase 50 anos de aeromodelismo, passaram-se inúmeros tipos de aeromodelos, tanto VCC e RC, entre alegrias e tristezas temos hoje 16 exemplares entre eles, 6 VCC e 8 RC e dois planadores. 

Iniciei no RC em 1981, com um modelo Cessna de isopor com motor glow que não sobreviveu muito tempo, pois encontrou um mourão de cerca no caminho. Em seguida adquiri um modelo Cessna Bird Dog de balsa com motor OS 10. Este também teve destino trágico, onde em um Domingo a tarde, o mesmo aterrizou na copa de um pinheiro que parecia ser pequeno e de fácil acesso. Puro, engano, pois ao chegarmos perto, tivemos que contar com a colaboração do Corpo de Bombeiro de Blumenau. Bastante nervoso contatei os Bombeiros, informando que um avião havia caído no Aeroclube de Blumenau, ao ver o espanto, corrigi o fato a se tratar de um pequeno aeromodelo. Já era noite quando o modelo foi retirado da copa. Consertado, teve outra oportunidade de voo, mas uma rajada de vento mais forte o fez em pedaços. Possuímos um “Diário de Bordo”, onde consta nome do modelo,peso,motor, envergadura,colisões,data do primeiro voo e posteriores. Além do diário de bordo, temos 15 álbuns de registros dos festivais do Fesbraer desde o primeiro até o atual, bem como nossa história e de amigos neste hobby durante estes anos.

A licença operacional antigamente denominada de PT, de número 5661, copiloto e mecânico. O BRA, 5665, de meu filho Júlio César, piloto oficial da Equipe Falcão. BRA, 6749, pertencente a meu neto Cláudio Guilherme. Se fosse escrever mais deste maravilhoso hobby, daria um livro de muitas páginas, de quantos acontecimentos e amizades adquiridas durantes todos estes anos.

CALENDÁRIO EVENTOS
12
qui
/12
3A-RJ - ASSOCIAÇÃO DE AEROMODELISMO DO A..
Descrição: ..
NOVIDADE!
Agora você pode baixar o aplicativo da COBRA em seu celular!
NOVIDADE!
Agora você pode baixar o aplicativo da Confederação Brasileira de Aeromodelismo em seu celular!
Dísponivel para iPhone e Android.
Download para ANDROID
Download para
iPhone
BAIXE OS TUTORIAIS
BONÉ AEROMODELISMO COBRA
INFORMATIVO ONLINE
Preencha os dados e fique por dentro de nossas novidades
CADASTRADO COM SUCESSO!
COMPARTILHAR        


Presidente Jonas Dieter Oehlemann e Vice-Presidente Valentin Javier Folgado / CNPJ da COBRA: 42.508.044/0001-77
Endereço: Rua Euclides Xavier de Lima, 105-A, Vila Anita - Limeira/SP - CEP 13484-305
Funcionamento: Segunda à sexta. das 09:00h às 12:00h e das 13:00h as 16:00h
Contato: (19) 99730-7513 / (19) 3446-9813
sites • lojas virtuais • sistemas