FAI   DECEA  ANAC   IMAC
Acesse sua conta
ou cadastre-se
 › 
Quem Somos
Quem Somos

» APRESENTAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AEROMODELISMO, órgão máximo de administração do aeromodelismo nacional. Fundada em 1959 como Associação Brasileira de Aeromodelismo, passou para Confederação em 2008. Durante esses anos a COBRA ajudou a construir muitos clubes, acumulou conhecimentos, experiências e acumulou benefícios para seus sócios. Como muitos devem saber, voar aeromodelos no Brasil ainda sofre pressões e preconceitos. Por isso, é nosso dever divulgar nosso hobby/esporte e torna-lo atrativo e fascinante aos milhares de espectadores.

Muito do tempo da COBRA é tomado com contatos em órgãos governamentais, autoridades locais e outras organizações para salvaguardar seus interesses. Apesar disto, acha também tempo para promover e controlar muitas outras faces de voo de aeromodelos. Nossa diretoria está a disposição de todos para responder a maioria de suas dúvidas e podem coloca-los em contato com o Presidente, quando necessário. Deste modo seu clube e todos os seus associados só terão a ganhar e os guiará para estabelecer uma imagem responsável dos aeromodelistas aos olhos de nosso próprio meio e aos olhos do público em geral. – Órgão Administrador do Aeromodelismo Nacional.

- Membro da Comissão Internacional de Aeromodelismo (CIAM), órgão da Federação Aeronáutica Internacional (F.A.I).

Para ganhar todos os benefícios de sua Confederação é importante que você regularize todos os seus associados e exija a apresentação da Licença de Operação (BRA) dentro da validade. Os documentos do clube (Atas de mudança de diretoria e outros) deverão também ser enviados em dia para a COBRA, para que os problemas sejam resolvidos rapidamente, quando aparecerem. Deste modo seu clube poderá influenciar o voto para a eleição da diretoria da COBRA e decidir sobre metas e diretrizes do aeromodelismo brasileiro. Todos os anos, entre fevereiro e março, a Assembleia Geral da COBRA reúne-se para discutir problemas em comum, prestar conta de seu trabalho e colocar suas propostas para votação.

É importante a representação nesta reunião dos presidentes para passar os problemas em comum e tentar solucionar juntos. A COBRA é formada por Clubes e os presidentes são a voz do aeromodelista brasileiro. Sem a participação ativa destes, não há desenvolvimento.

» OS OBJETIVOS DA CONFEDERAÇÃO

Os objetivos principais são:

- A promoção, proteção, organização e encorajamento do aeromodelismo, desde a sua construção, voo e desenvolvimento, em todos os seus aspectos no Brasil;

- Auxiliar na criação de novos clubes e orientar novos aeromodelistas;

- Trabalhar em cooperação com a ANAC, DECEA e outros departamentos governamentais;

- Encorajar e apoiar pesquisa em desígnio de aeromodelos, teoria e construção;

- Controlar e registrar o desempenho de esportistas;

- Agir como promotora de Campeonatos Nacionais e auxiliar na organização de evento.

A COBRA é o corpo delegado pela CAB – Comissão do Aero desporto Brasileiro, para ser responsável por todos os aspectos de aeromodelismo no Brasil, e está em uma situação idêntica como, por exemplo, a Confederação Brasileira de Paraquedismo ou a Associação Brasileira de Voo Livre. Também é reconhecido como a organização representativa exclusiva para o esporte no Brasil pela Federacion Aeronautique Internazionale (FAI) que é a organização mundial administrativa para todas as formas de aviação esportiva, inclusive aeromodelos. A FAI tem numerosos comitês internacionais relativo a seus vários interesses, como por exemplo, acrobacia aérea, paraquedismo e aeromodelismo e a CIAM é o comitê responsável de nosso esporte.

 

» RELAÇÕES COM O PÚBLICO GERAL

A COBRA, cuja diretoria eleita são voluntários que trabalham para você e sua Associação no seu tempo livre, gasta um tempo considerável e esforço para criar a melhor impressão possível para o público. Todo este trabalho pode ser desperdiçado facilmente se você voa de uma maneira irrefletida. Não há lugar para aeromodelistas que não consideram a segurança de outras pessoas e bens de terceiros; nem há lugar para aqueles que desconsideram as normas de conduta. O voo seguro e cuidadoso deve ser sempre nossa meta.

» ÁREAS DE CLUBES

Orientamos os clubes a encontrarem uma boa localização que esteja distante dos centros urbanos, que tenha uma boa caixa de voo, onde podemos voar com segurança, e dar segurança aos anuentes, manter distância de pelo menos 30 metros dos anuentes e se não for possível, ter uma grade de proteção, isolando assim os anuentes dos voos, para isso temos em nossos arquivos fotos dos clubes e localização por coordenadas de GPS, para assim controlarmos os locais de voo. Onde quer que você voe, a COBRA pode ajudar o clube a negociar e manter com autoridades locais e proprietários de forma que todos possam ter as áreas adequadas para voar em segurança.

» VÔO RESPONSÁVEL

Seu prazer de voar um aeromodelo, agora e no futuro, depende de desenvolver e exibir uma atitude altamente consciente de segurança para o equipamento e o local que você usa. A melhor publicidade que o esporte pode receber é a atitude responsável e segura do aeromodelista. É importante lembrar que nosso hobby/esporte é um pouco fora do comum e, embora nós sejamos uma das maiores associações aero desportivas, somos ainda vulneráveis aos aspectos negativos de opinião pública. Para proteger seus interesses, a COBRA tem adotado uma atitude firme para com os aeromodelistas irresponsáveis.

Com o aumento dos associados, grupo e clubes regularizados, a COBRA cresce, tornando-se uma foz mais forte. Porém, para fazer uma voz nacional mais forte, necessita-se que todos os aeromodelistas unam-se a COBRA ao invés de tentar resolver seus problemas isoladamente. Como um clube ou grupo regularizado, você pode ajudar encorajando outros grupos da mesma categoria a unirem-se a Confederação. Você, e eles, acharão útil estarem regularizados, mesmo não tendo em seu quadro de associados competidores. Um dos trabalhos principais da COBRA consiste em manter os clubes e grupos local e nacionalmente em contato uns com os outros, estando presente, orientando, ajudando e atuando como conselho imparcial, seja qual for o problema.

Para manter o voo responsável, temos a Licença Operacional (BRA), que além de habilitar o piloto, contamos com um seguro contra terceiros, para isso pagando uma taxa anual.

 

Contamos hoje com 141 clubes homologados em todo território nacional, e com 2800 pilotos filiados na Confederação. Temos muito trabalho pela frente, já que existem muitos clubes irregulares.

CALENDÁRIO EVENTOS
19
sex
/04
CMAV-SC- CLUBE DE MODELISMO ASAS DO VALE..
Descrição: ..
15
sáb
/06
AJA-SP JUNDIAÍ..
Descrição: ..
10
sáb
/08
CMU-SP - CLUBE DE MODELISMO URBANOVA..
Descrição: ..
NOVIDADE!
Agora você pode baixar o aplicativo da COBRA em seu celular!
NOVIDADE!
Agora você pode baixar o aplicativo da Confederação Brasileira de Aeromodelismo em seu celular!
Dísponivel para iPhone e Android.
Download para ANDROID
Download para
iPhone
BAIXE OS TUTORIAIS
BONÉ AEROMODELISMO COBRA
INFORMATIVO ONLINE
Preencha os dados e fique por dentro de nossas novidades
CADASTRADO COM SUCESSO!
COMPARTILHAR        


Presidente Jonas Dieter Oehlemann e Vice-Presidente Valentin Javier Folgado / CNPJ da COBRA: 42.508.044/0001-77
Endereço: Rua Senador Vergueiro, nº 732, sala 16 - 1º andar, Centro - Edifício Senador
Limeira/SP - CEP 13480-902
Funcionamento: Segunda à sexta. das 09:00h às 12:00h e das 13:00h as 16:00h
Contato: (19) 99730-7513 / (19) 3446-9813
sites • lojas virtuais • sistemas