DETALHAMENTO DO SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL AEROMODELISMO
1) Este seguro visa indenizar danos materiais e danos corporais aos terceiros por acidentes ocorridos dentro de pistas homologadas pela Cobra sempre considerando que o objeto causados é um aeromodelo.
2) Um terceiro pode ser tanto um objeto que não pertence ao segurado (associado) ou uma pessoa que não seja o segurado (associado).
Nesta apólice o segurado (associado) também é considerado terceiro.
3) Exemplos:
A) aeromodelo cai sobre um carro ou telhado de uma casa,
B) aeromodelo atinge um visitante nas dependências da pista homologada.
4) Não existe restrição de aeromodelos, quando os mesmos tem permissão de voo. Portanto um drone é considerado um aeromodelo, quando voado em pista homologada. Descobri que drones tem junto ao legislador uma legislação própria e por conta disto precisamos revisar este assunto também para o voo de drones em eventos e sobre pessoas. Hoje vale a regra das pista de aeromodelismo e por estas regras tem cobertura. Porem estamos aguardando a resolucao da ANAC, para regulamentar os drones, portanto fica esclarecido que o drone dentro de clube de aeromodelismo homologado e em dia com a anuidade, estara segurado.
5) Quando emitimos um seguro e cada associado escolhe um limite máximo de indenização para ele restringimos a indenização à este valor. Assim cada aeromodelista tem seu seguro dentro da apólice da Cobra sendo o limite de todas as indenizações o limite da apólice que é de R$ 1.000.000,00. O que acontece quando este valor é integralmente pago em sinistros? Neste caso a Cobra terá que comprar uma nova apólice com este valor.
6) Em caso de um sinistro a atuação é bem simples:
a) o segurado ou alguém de seu clube deverá providenciar um e-mail para mario.schroeder@berolina.com.br no qual relata o que aconteceu com data e hora;
b) documentos necessários são: orçamentos de reparos, RG e CPF do causador, numero do BRA, nome do clube, dados para contato do causador e do prejudicado. A seguradora pedirá mais documentos mas para a abertura de um processo de sinistro estes bastam;
c) uma regulação de sinistro demora em média 1 mês se conseguirmos a documentação completa e não houver dúvida na declaração do ocorrido.
7) O dano moral está coberto caso haja em algum processo judicial a intensão de necessidade deste item.
O que é um dano moral – consiste em uma indenização adicional por conta de danos psicológicos e estéticos que a pessoa venha a sofrer devido o acidente.
8) RESUMO PARA VALER O SEGURO DO BRA (LICENCA OPERACIONAL), O CLUBE DEVE ESTAR HOMOLOGADO, EM DIA COM A ANUIDADE, QUE PODE SER CONSULTADA NA LISTAGEM DE CLUBES, PORTANTO O BRA SO TEM VALIDADE EM CLUBES QUE ESTIVEREM NA LISTAGEM, A COBRA POR CONSIDERAR QUE O CLUBE PODE ATRASAR, ESTAMOS VALIDANDO POR ATE 30 DIAS DA VALIDADE.
9) Aproveitamos a oportunidade para lembrar aos aeromodelistas, que emitimos uma licença operacional, atestado pela ficha de aprovação do aluno, emitida e assinada pelo presidente, diretor técnico e instrutor do clube, onde temos o seguro contra terceiros, que a cobra mantem para casos de sinistro.