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CAMPEONATO XFC BRASIL
CAMPEONATO XFC BRASIL

XFC FREESTYLE


 


 


O freestyle será de 3 a 4 minutos, segue os critérios que adotaremos no Brasil, o voo deve ter uma introdução, algo para levar as pessoas a se animarem com as manobras, deve ser emocionante e transmitir uma energia, é necessário que haja alguns pontos onde o voo é mais lento e ocupando o máximo possível o espaço aéreo, alguns pontos onde o avião é desacelerado e parado para mostrar o envelope de voo completo, e também um final emocionante para o voo que faça com que os juízes e o público, tenham uma boa impressão e tire suspiros; segue os critérios de julgamento e os pesos:


 


Uso completo do voo no envelope, utilizando a exploração de forças aerodinâmicas e giroscópicas  ( 20 K )


 


Execução de manobras individuais ( 50 K )


 


Ampla variedade de figuras voadas em diferentes eixos e rotas de voo ( 30 K )


 


Originalidade ( 30 k )


 


Dificuldade ( 50 K )


 


Fluxo agradável e contínuo da figuras contrastando com períodos de dinâmica e manobras graciosas ( 30 K )


 


Coreografia ( 50 k )


 


Posicionamento geral ( 20 K )


 


Programa de voo, será voado primeiro as três manobras de precisão por todos os pilotos e em seguida voa o freestyle formando uma nova fila.


 


O campeonato será voado no sábado e domingo, o campeão será conhecido pela somatória de todos os voos, terá apenas um descarte tanto na precisão como no freestyle, como não temos ainda uma regulamentação adequada, faremos dessa maneira e para os próximos, utilizaremos a experiência desse para melhor adequar as regras, para tanto aceitaremos opiniões construtivas durante o campeonato.


 


 


 


Lista de manobras XFC conhecidas para aviões 2016


 


O Alpha Ratchet 


 


A aeronave entra na vertical a partir da esquerda ou da direita e paralela à linha de voo. Em seguida, executa (4) rolls de 4 pontos consecutivos em sentidos opostos. Estes rolls são feitos em uma atitude alfa elevada, com saída na posição vertical. A altitude ideal para pontuação é cerca de 3 metros acima do solo. Os rolls #2 e #3 devem ser executados diretamente na frente dos juízes. A direção de entrada dos rolls pode ser tanto em sentido horário quantoanti-horário.


 


Descontos de nota:


-    Variações emaltitude;


-    Variações na velocidade de roll (roll rate) durante toda amanobra;


-    Posicionamento não centrado na frente dosjuízes;


-    Pontos não visíveis;


-    Mudanças de trajetória e hesitação entre cada ponto;


 


O Torq'in Top Hat 


A aeronave entra de dorso a partir da esquerda ou direita e paralela à linha de voo. Em seguida, inicia-se uma subida vertical. Durante a subida, o avião pára e executa (1) torque roll, mantendo o alinhamento com a trajetória vertical anterior. A aeronave, em seguida, sobe, demodo que se posicione no centro da linha vertical anterior (mesmo espaço acima e abaixo do torque  roll). A aeronave então deve executar um Harrier nivelado de dorso pela extensão superior de sua área de voo, e em seguida parar em posição vertical. Em seguida a aeronave deve descer em linha vertical, posteriormente executando um torque roll na mesma altura do primeiro torque roll executado. A aeronave deve descer do torque roll para a altitude de entrada da manobra para, em seguida, sair da manobra de dorso.


 


Descontos de nota:


-    Diferença entre altitudes de entrada e saída;


-    Torque rolls executados em altitudesdiferentes;


-    Espaçamento acima e abaixo do torque roll inicial são diferentes;


-    Rotação excessiva no torque roll;


-    Linhas verticais da manobra não estão em linha reta;


-    Variação de altitude no topo damanobra;


 


O HammerFall 


A aeronave entra em voo nivelado a partir de esquerda ou direita. No centro, em frente dos juízes, o modelo assume uma subida vertical. Na linha vertical em subida, o modelo executa um


(1) waterfall (capotada) negativa e pára com o nariz na posição para cima / vertical. Após a conclusão da capotada, o modelo continua a subir verticalmente e executa um hammerhead no topo. Durante a descida ele executa o roll de 2 pontos de 4 (2x4 qualquer direção de rotação), seguido  por um snap roll negativo na direção oposta. Em seguida, a aeronave nivela sua trajetória de voo e sai na mesma direção a qual entrou na caixa devoo.


 


Descontos de nota:


-    Linhas verticais utilizadas não são as mesmas;


-    Espaçamento acima e abaixo da waterfall (capotada) são diferentes;


-    Trajetória diferente antes e depois do waterfall(capotada);


-    Hammerhead deve ser executado em stall, não em voo;


-    Raio da curva de entrada e saída da manobra são diferentes;


 


-    Asas devem estar niveladas durante a execução do waterfall (capotada);


 


 


 


 


LISTA DE MANOBRAS XFC CONHECIDAS PARA AVIÕES 2016 (INICIANTES)


 


 


Looping com snap roll no topo


Voo nivelado de qualquer lado, com subida para o looping, no topo executa um snap roll positivo, termina o looping, em seguida um voo nivelado.


Descontos de nota:
- Diferença de altitudes na entrada e saída;
- Não configurar um snap roll;
- Não configurar um looping redondo;
- Executar uma espiral;
- Variações de arco durante o looping.


 


Roll de quatro tempos


Voo nivelado de qualquer lado, entra em linha reta e executa um roll de quatro tempos, termina com um voo nivelado.


Descontos de nota:
- Entrar com nariz levantado;
- Perda a altitude durante os rolls;
- Variação de altura na entrada e saída;
- Variação de rotação a cada ¼ de roll.


 


Parafuso chato de três voltas


Voo nivelado de qualquer lado, ganha altura e no centro da caixa realiza um stol e em seguida executa o parafuso chato de três voltas, com saída positiva e na mesma direção que entrou.


 


Descontos de nota:
- Executar a baixa altura;
- Não estolar na entrada;
- Induzir o estol;
- Não executar os parafusos chatos.

CALENDÁRIO EVENTOS
28
sex
/11
AMI-PR - ASSOCIAÇÃO DE MODELISMO IGUAÇU..
Descrição: ..
30
sáb
/08
CAM-SP CLUBE DE AEROMODELISMO MATONENSE..
Descrição: ..
31
qui
/07
ALA-SP - ASSOCIAÇÃO LIMEIRENSE DE AEROMO..
Descrição: ..
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